sábado, 1 de setembro de 2012

Mãe, escovando meus dentinhos...



Eu já relatei aqui e aqui sobre os dentinhos do meu baby. Hoje iniciei a introdução da higiene bucal no meu bebê. Agora com 4 dentinhos e o 5º querendo vir aí, já era hora de começar a experiência. Hoje cedo após vacinar o Lohan dei um pulo rápido à farmácia para comprar os itens: escova própria para a idade dele (pequena, cerdas macias e cabeça arredondada) e creme dental baby sem flúor.
Para quem não sabe, o creme dental baby tem que ser SEM flúor, pois o bebê não sabe cuspir a espuma e se ingerir pode gerar fluorose. A fluorose dentaria são manchas, em geral, esbranquiçadas, que aparecem nos dentes por excesso de flúor, geralmente de forma simétrica. Acontece em crianças de 0 a 12 anos. (<- fonte Wikipédia).
No mercado existe creme dental especialmente para bebês e crianças menores 4 anos. Que é justamente quando os dentes estão se formando e a ingestão de flúor pode fazer com que os dentes cresçam deformados, manchados e e.t.c.
Esses aqui foram os escolhidos:



Creme dental Malvatrikids e escova para bebê da marca Condor. (Na verdade eu queria a da marca MAM, já vi algumas recomendações, mas não encontrei!).


Escova para bebê de 6 a 24 meses, modelo Tigor T. Tiger baby, marca Condor. 
Bem macia, cabeça arredondada e pequena. E uma capinha protetora.


O creme dental é só uma gotinha, quase nada. Um pouco adocicado, transparente e firme.

A primeira experiência do Lohan com a escova de dente não foi das melhores. Ele exitou um pouco quando eu o deixei ele experimentar o creme dental, não gostou muito do sabor e não deixou que a escova chegasse aos dentinhos. Insisti um pouco, brinquei com ele, chamei atenção dele dizendo que a Rayka (minha cadela) iria escovar os dentinhos dela e ele deixou um pouquinho, mesmo relutando. Bem, ao menos consegui passar a escova nos dentinhos dele e daqui por diante tentarei todos os dias até que ele se acostume. 

--

Para quem tem bebê sem e com dentinhos, fica a dica: 

  • Antes dos dentes surgirem, limpe a gengiva do seu bebê com uma fralda ou gaze em água filtrada, após todas as mamadas.
  • A escovação deve ser feita a partir do surgimento do primeiro dentinho.
  • Quando os dentinhos estão para nascer, é normal aparecer alguns sintomas como: coceira, abaulamento da gengiva com aumento da salivação, estado febril e fezes mais líquidas. Quando isso acontecer, ofereça alimentos mais duros e mordedores de borracha para massagear a gengiva.
  • Os dentinhos devem ser escovados três vezes por dia, com um creme especial para crianças, sem flúor. O flúor não é indicado para bebês, pois como eles costumam engolir o creme dental, o flúor também acaba sendo ingerido, o que pode dar origem a problemas como a fluorose.
  • O fio dental é importante desde cedo para remover a placa que se aloja entre os dentes; mas sempre com muito cuidado. 
  • Adote uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido, auxilie a boa saúde bucal da criança.

Um dos cuidados básicos para a manutenção da saúde  geral de seu filho é o hábito da higiene oral  e isto significa,  limpar os dentes,  as gengivas, as bochechas e a língua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário