quinta-feira, 4 de abril de 2013

Terrible Two, quero bater minha cabeça na parede!!

Tava demorando, mas chegou e com força total, e assim como todas as crises temperamentais do Lohan vieram antecipadas, essa não poderia ser diferente. Ok, não sou um poço de paciência e tolerância. Por mais que meu filho tenha me ajudado a ter um pouco de ambos, não tenho tanto sobrando para aguentar essa crise precoce dos dois anos. Mais conhecida como TERRIBLE TWO, em português quer dizer "terríveis dois". Não tinha me aprofundado no assunto antes, não parei para pesquisar, só tinha lido "por alto" em outros blogges, mas agora eu tive que fazer uma pesquisa mais profunda. Eu preciso entender essa crise, antes que surte em algum momento, junto com meu filho!

Já li no blogger Joana Come PapaPartejando com Laurinha e a Di Gravida. Blogges ótimos e deram dicas maravilhosas que irei compartilhar aqui, e também testa-las na prática. Quem sabe funciona com meu pequeno?

Algumas dicas são:

Do Dr. Greene:
- Bons pais não tentam impedir a chegada dos terrible twos, mas ajudam os filhos a superá-los;
- No primeiro ano de vida do bebê, ele acompanha mais o ritmo dos pais, sorri quando sorrimos, atende aos nossos pedidos, reclamando apenas quando precisa de algo, como fome, sede, fralda suja, sono. Mas nos terrible twos isso muda, pois a criança quer tomar suas próprias decisões;
- O Dr. Greene prefere chamar essa época de primeira adolescência, que pode perdurar até os 3 anos;
- A grande marca dessa fase é o oppositional behavior, algo como comportamento de oposição em português, sendo contrários a tudo o que pedimos;
- Crianças nessa fase têm dificuldades em tomar decisões, portanto perguntas como "O que você quer para o jantar?" devem ser evitadas e algo com umas duas opções como "Você quer comer macarrão ou arroz?" é melhor para diminuir a extensão de opções, mas ao mesmo tempo pode dar à criança a sensação de poder optar;
- Dar orientações diretas sem nenhuma outra opção poderá frustar a necessidade da criança de poder optar, podendo desencadear as famosas birras;
- O Dr. Greene faz uma comparação interessante dessa fase com o nascimento do bebê, pois após as dores do parto vem a felicidade de um novo bebê nos braços. Depois da fase dos terrible twos, vai brotar uma criança mais madura psicologicamente;
- Outra dica importante é nunca ceder no meio da birra. Atender a uma birra significa que a criança vai conseguir o que quiser, basta chorar/gritar/espernear o suficiente até nos irritar, é a solução mais rápida e fácil no meio da "crise", mas é a que mais atrapalha pois pode prolongar a fase;
- E, para nossa alegria, ele conclui o texto dizendo que não foram os pais os culpados por esse comportamento e que também não vão durar para sempre... Ufa...

Do texto da BBC:
- Os pais devem se concentrar mais nos momentos alegres das crianças e não ficar apenas focados na parte ruim dessa fase.

Do texto da Baby Center Brasil:
- Diz para termos cuidado em sair com os filhos perto da hora de dormir, pois criança cansada é uma ótima candidata a dar trabalho;
- Se estiver em um local público, eles sugerem levarmos a criança para uma área mais reservada até que ela se acalme.

E o principal: É uma fase, faça o mantra: VAI PASSAR, VAI PASSAR, VAI PASSAR, VAI PASSAR!! 
...Assim eu espero! hihihih

Um comentário:

  1. Nossa achei esse texto em boa hora, to quase ficando louca, meu pequeno faz 2 anos dia 11/05, tem hora que realmente tenho vontade de bater a cabeça na parede, heheheheheh.
    Gratidão.

    ResponderExcluir